Wordpress, Prestashop, Joomla e Drupal Grátis

PORQUE OUVIR E ESTUDAR BACH

PORQUE OUVIR E ESTUDAR BACH

                                    Resultado de imagem para imagem de bach

 

Johann Sebastian Bach nasceu em Eisenach em 21 de Março de 1685 e faleceu em Leipzing em 28 de Julho de 1750.

Johann Sebastian Bach é o mito vivo entre os músicos . Gênio da matemática, ele também foi uma figura excêntrica --assim como sua arte, dificílima. Era obstinado em combinar as melodias da música e, graças a sua técnica, dominou como ninguém a ciência da composição em prol da harmonia perfeita.

Nascido numa família de longa tradição musical, cedo mostrou possuir talento e logo tornou-se um músico completo. Estudante incansável, adquiriu um vasto conhecimento da música europeia de sua época e das gerações anteriores.

Absorvendo inicialmente o grande repertório de música contrapontística germânica como base de seu estilo, recebeu mais tarde a influência italiana e francesa, através das quais sua obra se enriqueceu e transformou, realizando uma síntese original de uma multiplicidade de tendências. Praticou quase todos os gêneros musicais conhecidos em seu tempo, com a notável exceção da ópera, embora suas cantatas maduras revelem bastante influência desta que foi uma das formas mais populares do período Barroco.

Sua habilidade ao órgão e ao cravo foi amplamente reconhecida enquanto viveu e se tornou legendária, sendo considerado o maior virtuose de sua geração e também um especialista na construção de órgãos. Tinha grandes qualidades como maestro, cantor, professor e violinista, mas como compositor seu mérito só recebeu aprovação limitada e nunca foi exatamente popular,(alias ele estava muito a frente de seu tempo) ainda que vários críticos que o conheceram o louvassem como grande. A maior parte de sua música caiu no esquecimento após sua morte, mas sua recuperação iniciou no século XIX e desde então seu prestígio não cessou de crescer. Na apreciação contemporânea Bach é tido como o maior nome da música Barroca, e muitos o vêem como o maior compositor de todos os tempos. Alias na viagem da nave Yoyager I ao espaço foi gravado em uma placa de bronze folhada a ouro duas músicas que foram consideradas PERFEIÇÃO ABSOLUTA pelos computadores da Nasa nos quesitos métrica, harmonia e complexidade: Toccata e Fuga em ré menor BWV565 e Arioso da Cantata 156 de Bach, para serem ouvidas por suposta vida fora da terra.

Depois destas considerações iniciais volto ao título deste tópico Porque ouvir e estudar Bach. Obviamente por inúmeros motivos dentre eles eu destacaria: porque a música de Bach é um clássico, cada releitura é uma nova descoberta como fosse a primeira leitura a música de Bach tem a capacidade de nos educar para ver muito além da superfície das coisas.

Porque a música de Bach comunica o sentido do sagrado, na qual atinge os espaços mais íntimos de nossa consciência pois a atenção e respeito pelo que é sagrado são os pré-requisitos fundamentais para uma vida decente e consciente. Porque o ensino de música de Bach é importante, porque ensina o necessário equilíbrio entre as regras e exceções. A exceção na música de Bach nunca é um capricho, responde a necessidades específicas formais e expressivas, para um projeto maior. Por que é um exemplo de dedicação altruísta e constante, longe de modas e ambição gananciosa.

O gênio da ciência musical não acumulou riquezas, e trabalhou até os últimos dias de vida para prover o seu sustento e dos entes queridos. Cercado por sua família, Bach morreu completamente cego no dia 28 de julho de 1750. Consta-se que, em seu leito de morte, ele tenha ditado ao genro Altnkiol sua última obra: Senhor, eis-me diante do Teu Trono, que foi executada em seu funeral. Bach está enterrado num sepulcro sem marca na igreja de São Tomas.