Wordpress, Prestashop, Joomla e Drupal Grátis

ARTIGO=O QUE É TEMPO, DURAÇÃO E TIMBRE?

ARTIGO=O QUE É TEMPO, DURAÇÃO E TIMBRE?

                                 

 

TEMPO

 

Tempos são movimentos que determinam a duração absoluta dos valores. Dentro de uma abordagem científica ocorre com o tempo o mesmo que acontece com o espaço, o tempo participa tanto na música que o aceitamos sem discussão. Pois nem sempre estamos conscientes da sua existência. Tornando-nos conscientes do tempo apenas quando nossa atenção é especificamente provocada, por exemplo: quando ouvimos o tic-tac do metrônomo.

O tempo é a característica da configuração perceptual (é o que se percebe,sente,pensa e imagina) e não uma impressão aparente de passagem de tempo. Uma criança, por exemplo, de 10 anos, por exemplo, um intervalo de tempo pode parecer até cinco vezes mais rápido do que em um adulto de 60 anos. E, para um mesmo indivíduo existem ainda enorme variações de situação para situação, dependendo de seus estados psicológicos e mentais. Dizem os especialistas que nos estados depressivos, frustrações e fracasso o tempo passa muito mais devagar. Substâncias como o café e o chá aceleram o nosso tempo subjuntivo, o quinino e outros medicamentos podem torná-los mais vagarosos. Demonstrou-se, através de experimentos que quanto mais elevada à temperatura mais vagarosamente o tempo parece passar. Uma pessoa com febre alta, por exemplo, tinha a impressão ao ouvir uma melodia com a duração de 5 minutos, tivesse a duração de pelo menos 1 hora.

 

 

 DURAÇÃO

 

Duração é o tempo em que se prolonga o som; ou seja: é o menor intervalo de tempo que separa duas posições idênticas de partícula, dirigindo-se no mesmo sentido. O número de vibrações executadas pela partícula vibrante está em estreita relação com a audibilidade do som emitido por ela.

 

TIMBRE

 

Timbre é à característica sonora que nos permite distinguir dois sons da mesma frequência produzidos por fontes sonoras diferentes. Quando ouvimos uma nota tocada por um acordeom e a mesma nota (uma nota com a mesma altura) produzida por um violino, podemos imediatamente identificar os dois sons como tendo a mesma frequência, mas com características sonoras muito distintas. É a característica que nos permite diferenciar os dois sons da mesma altura emitidos por instrumentos diferentes. O Timbre é por assim dizer a “cor” do som.