Gênio que se formou aos 11 anos no conservatório

Gênio que se formou aos 11 anos no conservatório

                                          

Henry Wieniawski

violinista, compositor e professor.Nascido 10 de julho de 1835 em Lublin, morreu 31 mar 1880 em Moscou.

Seu pai, Tadeusz, era um cirurgião de renome, a mãe, Regina nee Wolff, tocava muito bem tocado piano.Wieniawski casa era Lublin sala de estar.Visitada por artistas eminentes, onde concertos, encontros literários e discussões.Teve uma influência não só sobre a vida futura de Henryk Wieniawski, mas também seus dois irmãos, o mais velho Juliano (aliás Jordan) foi um escritor e jornalista, e mais jovens, Joseph, passou uma carreira no piano.Primeiro professor de Henry era a sua mãe, e mais tarde estudou com John Hornziela, violinista do Grande Teatro de Varsóviae Stanislaw Serwaczyński, solista e concertino da Ópera de Budapeste.Em 1843, oito anos de idade, mudou-se para Paris, onde estudou sob a direção de Lambert-Joseph Massart no Conservatório de Paris.Formou-se no Conservatório como um menino de 11 anos de idade, em 1846, com todas as honras e uma medalha de ouro.Após a formatura, ele continuou seus estudos por dois anos no Massart. Então – por dois meses – já se apresentou em St. Petersburgo, nos Estados Bálticos e Varsóvia.Em 1849, ele retornou ao Conservatório de Paris, onde a classe Collet Hippolyte estudou composição, onde se formou com honras no próximo ano.
Em 1850 ele começou com seu irmão Joseph, concertos, realizando pela primeira vez em todas as principais cidades do império czarista, em seguida, em muitos países europeus, em todos os lugares desfrutar de uma recepção entusiástica.Colaboração com seu irmão terminou em 1855.Depois de muitos mais sucessos (em Paris, Bruxelas, Dresden e Londres), em 1860, ele aceitou o cargo de primeiro violinista da corte imperial e solista da Sociedade Musical Russa.Ao mesmo tempo, ele aprendeu a tocar violino na so-called. Aulas de música da sociedade, transformada em 1862 no conservatório.Vários anos de atividades de ensino de sucesso estabelecer as bases Petersburgo escola de violino, desenvolvido por Leopold Auer na escola russa.Todos os anos, durante 3-4 meses em turnê em outros países europeus, resort, principalmente na moda.

Em 1872, depois de 12 anos deixou a Rússia e foi com Anton Rubinstein, o grande turnê dos Estados Unidos.Dentro de oito meses, os artistas deram 215 concertos.Wieniawski permaneceu no América até 1874, tocando com a famosa cantora Paulina Lucca. Depois de voltar para a Europa em 1874, ele começou a ensinar no Conservatório de Bruxelas, como o sucessor de Henri Vieuxtemps paciente e continuou a fazê-lo até setembro de 1877 (entre seus alunos particulares era tal Eugène Ysaÿe).Como resultado do agravamento dos problemas cardíacos e de obesidade nos últimos anos, apresentou-se em uma posição sentada.Ele morreu em Moscou, em casa de Nadezhda von Meck. Ele foi enterrado em Varsóvia.O funeral contou com a presença ostensiva de quarenta mil pessoas.

Abaixo vídeo da partitura do Scherzo Tarantelle Op. 16 de Wieniawski.