Wordpress, Prestashop, Joomla e Drupal Grátis

ARTIGO=A VALSA

ARTIGO=A VALSA

                                        

 

Valsa,é um gênero musical de origem erudito em compasso ternário simples, ou então compasso binário composto (embora muitas vezes, para facilitar a leitura, seja escrita em compasso ternário simples). As valsas foram muito tocadas nos salões vienenses e muito dançada pela elite da época. A valsa surgiu na Áustria e na Alemanha, durante meados do século XVIII, a allemande, muito popular em França, já antecipava a valsa em alguns aspectos.

Segundo alguns historiadores,Carl Maria von Weber,com as suas Douze Allemandes,e,mais específicamente com o Convite a dança ou a valsa de 1747, é considerado o pai da valsa.  Os compositores mais famosos do estilo são os membros da família Strauss, Josef e Johann Strauss. O estilo foi depois reinterpretado por compositores como Frédéric Chopin, Johannes Brahms e Maurice Ravel. Johann Strauss II compôs mais de duzentas valsas. A valsa chegou ao Brasil com a transferência da corte portuguesa ao país, em 1808.

 

A VALSA DO MINUTO

 

 

 

A "Valsa em ré bemol maior", opus 64, Nº 1, popularmente conhecida como "Valsa Minuto" é uma valsa para piano solo de Frédéric Chopin e também muito executada pelos acordeonistas em transcrição para o nosso instrumento.O saudoso Charles Magnante executava sempre em suas apresentações. Embora seja muito conhecida como "Valsa Minuto", na realidade é  uma valsa de curta duração. Chopin não teve a intenção de que fosse executada necessariamente em um minuto: a execução da peça dura entre um minuto e meio a dois minutos.

 

Camille Bourniquel, uma das biógrafas de Chopin, lembra  de que Chopin foi inspirado nessa valsa ao ver um pequeno cão perseguindo o próprio rabo, o que levou o compositor a nomear sua peça como Valse du petit chien ("A Valsa do Cachorrinho"),e posteriormente passou-se a chamar Valsa do Minuto.

ABAIXO VÍDEO DA VALSA DO MINUTO EM ARRANJO E EXECUÇÃO DE CHARLES MAGNANTE E TRIO.