Wordpress, Prestashop, Joomla e Drupal Grátis

ARTIGO=O SEGREDO DO STRADIVARIUS

ARTIGO=O SEGREDO DO STRADIVARIUS

                                               



Como explicar a sonoridade incomparável desses violinos lendários? Para os especialistas, são muitas as respostas: a madeira e seu tratamento; o verniz e seus componentes; a forma e as dimensões perfeitas; o envelhecimento do instrumento e uma dúzia de outros fatores que estão presentes, aliás, em famosos violinos, que mais se aproximam do Stradivarius em som e beleza de formas – como os Guarneri del Gesú, Amati, Guadagnini, Gagliani e outros.

O violino Stradivari apelidado ''O messias’'', construído no período áureo de produção do genial Antônio Stradivari, em 1715.

. Não há dois violinos no mundo com sonoridade idêntica, dizem os especialistas.Em todo o mundo, os pesquisadores têm estudado as qualidades das melhores madeiras usadas na fabricação de violinos – além do pinho da Bósnia ou do abeto italiano, para o tampo superior, e do plátano, para o tampo inferior. O uso de materiais sintéticos, mesmo com textura parecida com a da madeira e baixa densidade, tem trazido resultados medíocres, embora para alguns pesquisadores esse caminho não deva ser rejeitado.

Antônio Stradivari (1644-1737) nasceu e morreu em Cremona. Depois de ter sido aluno de Nicola Amati de 1667 a 1679, montou seu próprio estúdio em 1680 e fabricou mais de mil violinos e outros instrumentos de arco (violas e violoncelos) ao longo de sua vida. Desse total, sobreviveram até nossos tempos cerca de 600.Os mais famosos stradivarius recebem o nome de seu proprietário mais ilustre ou rico. Ou um apelido que o dono lhe deu. Assim, o Messias, violino feito em 1716, é, para Toby Faber, “o violino mais famoso do mundo”. Seu impaciente comprador procurou durante tanto tempo um Stradivarius verdadeiro, que era como o Messias, sempre esperado, mas que nunca aparecia. O Messias só foi tocado esporadicamente por alguns violinistas.

Abaixo vídeo Italiano que faz um breve comentário sobre o violino Stradivari e você poderá observar o instrumento e a sua sonoridade.O vídeo está em língua italiana, mas você poderá lê-lo com legenda em português, para isso é só acionar a direita do vídeo o ícone Legendas Ocultas e colocá-lo em Português.