ARTIGO=O INSTRUMENTO MAIS CARO DO MUNDO

ARTIGO=O INSTRUMENTO MAIS CARO DO MUNDO

                                          



Ao contrário do que comumente se ouve falar, os violinos feitos pelo italiano Antônio Stradivari (1644-1737) não são nem os mais raros nem os mais caros do mundo. Cerca de 640 violinos Stradivari sobreviveram aos séculos, instrumentos que se encontram espalhados pelo mundo inteiro. Mas os violinos de Bartolomeo Giuseppe Antonio Guarneri (1698-1744), conhecido como “del Gesù”, outro artesão italiano, são mais raros e caros. Existem cerca de 140 violinos confeccionados por ele no mundo.

O violino mais famoso de Giuseppe Guarnieri é o “Guarnieri Vieuxtemps”, confeccionado em 1741 em Cremona, na Itália. O instrumento foi colocado à venda em Chicago, em 2010, por 18 milhões de dólares. Ao longo de seus 270 anos de vida, o magnífico violino foi tocado por renomados violinistas do mundo todo, dentre os quais Henri Vieuxtemps, Yehudi Menuhin, Itzhak Perlman e Pinchas Zukerman. O violino é propriedade de Ian Stoutzker, um financista britânico. Muitos especialistas consideram os violinos de Giuseppe Guarnieri superiores aos de Antonio Stradivari. Eles afirmam que as sonoridades dos Guarnieri são mais ricas e variadas do que as dos Stradivari, em especial as do violino “Guarnieri Vieuxtemps”, qualidades que contribuem para torná-lo o instrumento musical mais valorizado do mundo.

Graças à generosa permissão concedida por Geoffrey de Bein & Fushi Fushi Inc., temos aqui um vídeo de Kristof Barati executando o excepcional violino de Giuseppe Guarneri (del Gesù) violino confeccionado em 1741, anteriormente tendo como proprietário Henri Vieuxtemps, uma figura central no desenvolvimento da moderna técnica de violino no século XIX.O violino está disponível para venda, o preço pedido é de EUA $ 18 milhões.