Wordpress, Prestashop, Joomla e Drupal Grátis

ARTIGO=Hino Nacional Brasileiro

ARTIGO=Hino Nacional Brasileiro

                                      

 

 

A música do hino é de Francisco Manuel da Silva e foi inicialmente composta para banda. Em 1831, tornou-se popular com versos que comemoravam a abdicação de Dom PedroI. Posteriormente, à época da coroação de Dom Pedro II, sua letra foi trocada e a composição, devido a sua popularidade, passou a ser considerada como o hino nacional brasileiro, embora não tenha sido oficializada como tal. Após a proclamação da República, os governantes abriram um concurso para a oficialização de um novo hino, ganho por Leopoldo Miguez. Entretanto, com as manifestações populares contrárias à adoção do novo hino, o presidente da República, Deodoro da Fonseca, oficializou como Hino Nacional Brasileiro a composição de Francisco Manuel da Silva, estabelecendo que a composição de Leopoldo Miguez seria o Hino da Proclamação da República. Durante o centenário da Proclamação da Independência, em 1922, finalmente a letra escrita pelo poeta e jornalista Joaquim Osório Duque Estrada tornou-se oficial.

A orquestração do hino é de Antônio de Assis Republicano e sua instrumentação para banda é do tenente Antônio Pinto Junior.A adaptação vocal foi feita por Alberto Nepomucenoe é proibida a execução de quaisquer outros arranjos vocais ou artístico instrumentais do hino.

O hino Nacional Brasileiro,foi composto ritmo protético,andamento allegro=120m.m.,compasso quaternário simples,nas tonalidades:sib maior para o hasteamento de bandeira e na tonalidade fá maior para o canto.Contém:56 compassos,414 notas musicais e 34 pausas.E a sua letra contém:50 versos,226 palavras,450 sílabas,1118 letras,20 termos proparoxítonos,110 paroxítonos e 50 oxítonos,44 vírgulas,4 pontos e 10 pontos de exclamação.

Abaixo vídeo do Hino Nacional Brasileiro Executado pela Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro.