ARTIGO=INSTRUMENTO ASSUSTADOR DE ANIMAIS

ARTIGO=INSTRUMENTO ASSUSTADOR DE ANIMAIS

                                              

O trompete é um dos mais antigos instrumentos musicais. Acredita-se que o homem pré-histórico já utilizava um instrumento parecido para assustar animais e se defender. Sabe-se também que várias civilizações da Idade Antiga faziam uso do mesmo em festas e rituais religiosos, pois acreditavam que o som emitido era capaz de afastar os espíritos maus.

 

Os primeiros trompetes, que na verdade eram mais parecidos com megafones, eram feitos de bambu, ossos de animais, conchas e madeira. Posteriormente, com o domínio do metal, os romanos passaram a elaborar instrumentos mais resistentes. Assim, os trompetes passaram a ter uma capacidade sonora maior, uma vez que isso era essencial para seu uso em atividades militares.A partir do século XV, o trompete teve significativos avanços, passando a ser utilizado na música, uma vez que anteriormente o mesmo era usado apenas na marcação, ou seja, como reforço rítmico. Entretanto, tal avanço é pequeno se o compararmos com a criação do sistema de válvulas, idealizado pelo alemão Heinrich Stölzel, em 1815. Tal sistema foi muito importante pelo fato de ter deixado o trompete totalmente cromático.

Hoje em dia, o instrumento é muito utilizado na música clássica, no jazz e em vários ritmos latinos.Aqui no Brasil também é chamado de “pistão”.

 

CURIOSIDADES DO TROMPETE



Os trompetes foram encontrados pela primeira vez nos túmulos dos Faraós no Egito. Na câmara mortuária do túmulo do Tutancâmon, por exemplo, foram encontrados dois trompetes: um de prata e outro de cobre. O instrumento foi decorado com um painel que mostra o rei usando uma Coroa Azul e segurando o cetro da realeza. Ele se encontra em pé diante da figura do Deus Ptah, ao passo que Rá-Harakhti está postado nas suas costas.Estes trompetes são datados de aproximadamente 1350 a.C.

No dia 31 de Outubro de 2009, em Tondano, na Indonésia, o indonésio Benny J. Mamoto entrou para o Guinness Book ao construir o maior trompete do mundo, com cerca de 32 metros de comprimento.

UM DOS MAIORES TROMPETISTA DE TODOS OS TEMPOS FOI LIMPADOR DE TÚMULOS

Louis Armstrong,(foto acima),foi um dos maiores ídolos da música afro-americana, pouca gente sabe que ele trabalhava como limpador de túmulos e só mais tarde, que ele se tornou músico de uma banda que tocava em funerais, para posteriormente tornar-se um dos maiores trompetistas de todos os tempos.



Abaixo vídeo do concerto para trompete e orquestra de Johann Nepomuk Hummel tendo como solista Manuel Blanco Gomez.