Wordpress, Prestashop, Joomla e Drupal Grátis

ARTIGO=CURIOSIDADES DO ORGÃO

ARTIGO=CURIOSIDADES DO ORGÃO

                                       

 



O órgão é um instrumento musical tocado por meio de um ou mais manuais e uma pedaleira. O som é produzido pela passagem do vento (ar comprimido) através de tubos de metal e madeira.O órgão é um dos instrumentos musicais mais antigos da tradição musical do Ocidente. Foi o primeiro instrumento de teclas.O antepassado do órgão é o órgão hidráulico, inventado no século III a.C. pelo engenheiro grego Ctesíbio de Alexandria, responsável pelo cruzamento da flauta típica grega, o aulos, com o sistema hidráulico de injeção de ar comprimido nos tubos.A mecânica consistia em abrir a passagem do ar para os tubos através de uma válvula parecida com uma tecla. Para que tal acontecesse o ar era mantido em pressão por processos hidráulicos (pressão de água). O órgão possuía apenas uma fila com 7 tubos de diferentes comprimentos, correspondendo cada tubo a uma nota.Este instrumento esteve muito em voga no Império Romano. Alcançando uma forte amplitude sonora (volume), era apto para ser usado ao ar livre: em jogos, no circo, nos anfiteatros. O sistema hidráulico usou-se até ao século V, tendo surgido no século IV o sistema pneumático de foles. Trata-se do órgão pneumático. O órgão é chamado carinhosamente de “papa dos instrumentos”pois é o único instrumento que percorre toda a escala geral musical que é de 97 sons,ou seja:ele vai da nota do-2 até o do 7.O maior órgão da América Latina, é o órgão da Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora, em Niterói, inaugurado no dia 16 de Abril de 1956 pelo Maestro Fernando Germani, organista do Vaticano. Possui 11.130 tubos, cinco teclados e da pedaleira com 32 notas, 211 placas móveis que acionam os registros, os 51 “accoppiamenti” de oitava, os anuladores, os sinos, a harpa e os trêmulos. O organista tem ainda à disposição, 90 pistõezinhos, 20 pedaleiros e 4 pedais que servem para tornar fácil a manobra de todos os comandos.O ar são distribuídos por um conjunto de 24 foles e pesa cerca de 17.000 quilos.O maior órgão do mundo encontra-se na Convention Hall da Organ Society em Atlantic City (Estados Unidos). Este possui 7 manuais e pedaleira. Tem duas consolas. Foi construído entre Maio e Dezembro de 1929 pela Companhia Merrick, na época situada em Long Island, Nova Iorque. Desconhece-se o número exato de tubos que o compõe, mas pensa-se que está por volta dos 33.114.

Tivemos no decorrer da história da música principalmente no período Barroco exelentes organistas entre eles: Johann Cristoph Pachelbel,François Couperin,Johann Sebastian Bach,Dietrich Buxtehude,Georg Friedrich Handel,etc.

Abaixo vídeo que mostra como é construido um orgão.

Abaixo vídeo da Toccata e fuga em ré menor BWV565 de Bach executada no orgão da Catedral de Alcalá de Henares,em Madri,Espanha,pela organista russa Liudmila Matsyura .