ARTIGO=Cadenza ou Cadência de virtuosidade

ARTIGO=Cadenza ou Cadência de virtuosidade

                                      

 

Criada no período Barroco,a cadenza,quando inserida em uma ária,deveria ser executada em uma respiração. Ja no concerto,era construída sobrte um pedal da dominante.A execução era feita apenas pelo solista, sem acompanhamento.

No Classicismo,a cadenza era indicada por uma fermata em um acorde de quarta ou sexta.Mozart introduz a cadenza temática,baseada no movimento ao qual pertencia. Beethoven também passa a escrever as cadências em suas obras e é imitado pelos outros compositores.

Posteriormente a cadência aparece em outros lugares da peça a ser tocada com o resto da orquestra.

A cadência por sua vez foi evoluindo e com o passar do tempo foi sendo permitido executá-la com ou sem temas marcados.

Hoje em dia a cadência tem a finalidade de dar ao músico a oportunidade de mostrar a sua técnica em forma de improvisação.

Resumindo: Cadência é uma passagem virtuosística, na qual o solista tem a oportunidade de mostrar toda a sua técnica, que inicialmente era executada de improviso, sempre no final de um movimento de um concerto, terminava com um trinado, indicando assim a reentrada para a orquestra.

Abaixo vídeo da partitura do 1º movimento do Concerto para violino e orquestra em mi menor opus 64 de Mendelssohn onde poderá ser observado a sua respectiva cadência.