Wordpress, Prestashop, Joomla e Drupal Grátis

ARTIGO= CONSSONÂNCIA E DISSONÂNCIA

ARTIGO= CONSSONÂNCIA E DISSONÂNCIA

 

                                                

 

Uma característica muito importante no mundo da música e consequentemente extremamente importante no nosso mundo auditivo é a impressão de consonância e dissonância apresentada pelas combinações dos sons.

A consonância é a qualidade da harmonia que nos é sentida como agradável.

A dissonância por sua vez é o inverso é uma qualidade de desarmonia,desajuste,sentida muitas vezes como desagradavel. Em geral a maioria das pessoas mesmo sem iniciação musical,terá pouca dificuldade para classificar quando um acorde é consonante e quando for dissonante.Obviamente temos que considerar aqui a variação de cultura e além disso, as pessoas podem mudar suas próprias percepções a respeito da consonância e da dissonância, através da experiência e do treino musical.

Apesar destes fatores pessoais e culturais, a consonância e a dissonância são determinadas pelo padrão de estímulos físicos.Se fazemos combinações de sons, com ondas de frequência de 200,400,800 e 1600hz por segundo, a maioria a ouvirá como extremamente consonante. A combinação das frequências de 100,200,300,400,etc.também tenderá a ser percebida como consonante.

Podemos observar que as frequências apresentadas, são todas múltiplos simples da frequência mais baixa.

De outro lado, a combinação das frequências desconexas 105,173,251,etc.terão grande probabilidade de ser dissonante, obviamente.

 

ACORDE CONSOANTE

O acorde é consoante quando as notas que o produzem tem um número maior de harmônicos em comum com a fundamental, quanto maior o número mais consoante é.

ACORDE DISSONANTE

O acorde é dissonante, quando possuem poucos harmônicos em comum com a fundamental.

CURIOSIDADE DAS TRÍADES



Quando executamos a tríade do Igrau da escala diatônica por exemplo, estamos executando as três notas dominantes dos acordes de IV, V e VI graus respectivamente exemplo: acorde de do maior no estado fundamental, DO, MI e SOL.

DO, nota fundamental, que é também a dominante de FA maior IV grau

MI, mediante, que também é a dominante de LA menor seu relativo VI grau

SOL, dominante, ou seja, dominante de DO I grau.