BIOGRAFIA DE ANTHONY GALLA RINI

BIOGRAFIA DE ANTHONY GALLA RINI

                                                  

 

 

Anthony Galla-Rini, compositor, arranjador, maestro, professor cujas contribuições para o acordeão são quase infinitas. Galla-Rini nasceu, janeiro 18, 1904 em Manchester, Connecticut, e faleceu em 30 de Julho de 2006.Anthony foi o terceiro dos sete filhos de pais imigrantes italianos, João e Ângela Galla Rini.

Galla-Rini teve uma enorme influência sobre o desenvolvimento do acordeão ao longo de várias décadas.Ele é provavelmente o arranjador que mais publicou peças para o acordeom de todos os tempos e foi muito famoso por suas gravações e também pela sua didática no ensino do acordeom nos EUA. Seus arranjos foram sempre considerados como uma obra-prima principalmente na precisão de detalhes.Ele foi um dos membros fundadores da Associação de Acordeonistas Americanos (AAA) em Nova York, em 1938,.e também um dos fundadores da Aliança dos Professores de Acordeão, Internacional (ATG) em 1941, em Chicago, para o qual ele serviu como presidente emérito ao longo de sua carreira.Galla-Rini também atuou como vice-presidente da Confederação Internationale des Accordeonistes (CIA).
Ele será sempre lembrado por sua vida de realizações musicais e contribuições extraordinárias para o mundo do acordeom.

Abaixo vídeo do Concerto para acordeom e piano de ANTHONY GALLA RINI,tendo como solistas Anderson Matti (acordeom) e Guy Kluceusek(piano).