Wordpress, Prestashop, Joomla e Drupal Grátis

O ÁTOMO TEM SOM?

O ÁTOMO TEM SOM?

                                  Resultado de imagem para imagem do átomo

Sim de acordo com os pesquisadores da Universidade de Colúmbia e da Universidade Chamers de Tecnologia da Suécia, disseram que, pela primeira vez, foi possível capturar o som que um único átomo faz quando ele se move em torno de um único “fônon”. Trata-se de uma conquista que poderia, eventualmente, ser usada como ciência básica para os novos dispositivos de computação quântica.A amplitude do som ou a sua força são muito fracas”, disse Göran Johansson, um coautor do estudo publicado recentemente na revista Science. "Basicamente, quando você move o átomo, ele cria um som, um fônon de cada vez, de acordo com a teoria. Trata-se do mais fraco som possível”.

No entanto, esse som produzido pelo átomo é tão suave, que ele não é audível. Assim, nem mesmo os pesquisadores não foram capazes de ouvi-lo realmente.

Em vez disso, utilizando um circuito semicondutor (semelhantes aos utilizados para fazer pequenos computadores quânticos), Johansson e a sua equipe criaram um átomo artificial (como os usados nas experiências quânticas) e o animaram.

Johansson disse que no chip havia uma série de “dedos” metálicos que capturavam e mediam as ondas acústicas realizadas pelas vibrações do átomo. “Elas podem ser detectadas com o uso de amplificadores de microondas de baixa temperatura. É a mesma tecnologia que usamos para ler bits quânticos supercondutores", que são usadas em comunicações quânticas, disse ele.