A música popular como ferramenta de mercado

A música popular como ferramenta de mercado

                                    

Antes de entrarmos no assunto propriamente dito, vamos falar em rápidas palavras o que significa música popular e a música erudita.

Música popular,é qualquer gênero musical, acessível ao público em geral para entretenimento e disseminado pelos meios de comunicação. Distingue-se da música folclórica, que é a música de um povo transmitida ao longo das gerações.

São muito numerosos os gêneros inerentes à música popular. Em geral estão associados ao ritmo e a uma determinada faixa etária. Em geral (mas nem sempre) as pessoas mais jovens tendem a apreciar o que foi composto mais recentemente. Evidentemente é grande a variedade de gêneros apreciados e muitas vezes os que apreciam um gênero podem não apreciar outro. Como exemplo, um apreciador de samba, na grande maioria das vezes não aprecia a música sertaneja, e vice-versa.

Muito da música popular provém de negócios disseminados com fins lucrativos. Executivos e empregados de negócios vinculados à música popular tentam selecionar e cultivar a música que teria um grande sucesso com o público, e assim maximizar os negócios da empresa.Apesar de os negócios controlarem os pilares da música popular, nem sempre os jovens aspirantes a se tornarem músicos populares são impulsionados pelo dinheiro. Em geral, eles aspiram a encontrar uma forma para sua expressão ou criatividade, ou simplesmente por diversão. Historicamente, os motivos de conflito de executivos e músicos se tornou motivo de tensão na indústria da música popular pelo mundo.

O termo música erudita, deriva do latim, eruditus, que significa “educado” ou “instruído”, é um termo amplo utilizado costumeiramente para se referir à música academicamente estudada, em sua forma, estilo e analisada dentro das tradições, seguindo critérios preestabelecidos no decorrer da história da música; produzida (ou baseada) nas tradições da música secular e litúrgica ocidental, englobando um período muito amplo que vai, aproximadamente, do século IX até a atualidade.

As diferenças entre a música popular e a música erudita é uma questão controversa. Alguns partidários da música erudita afirmam que a música erudita é arte verdadeira, enquanto a música popular seria apenas uma forma de entretenimento. Entretanto, muitas peças que constituem a música popular têm um grande nível de complexidade, enquanto muitas outras peças da música erudita são extremamente simples. De uma forma geral, existe mais complexidade na música erudita do que na música popular. Inicialmente, a música erudita é distinguida pelo forte uso do desenvolvimento e geralmente mais modulações, poucas repetições e um uso de frases musicais mais diversas. Entretanto, não quer dizer que a música popular é sempre mais simples que a música erudita. Estilos como o jazz e o samba que por exemplo usam uma variedade de ritmos mais complexa do que a média e mesmo muito mais acordes pouco usuais.

Outra característica recorrente da música erudita é a divisão de pequenas unidades, como frases, períodos e movimentos, razão pela qual é muito mais comum existir uma peça de uma hora de duração fazendo parte do repertório da música erudita.

Em certas ocasiões, algumas peças da música erudita adquirem popularidade, em geral por serem eventualmente divulgadas pela mídia. Alguns desses exemplos são a Pequena Serenata Noturna de Mozart,A Primavera de Vivaldi, a quinta sinfonia de Beethoven,etc.

A relação entre a música erudita e a música popular,é uma questão polêmica (principalmente o valor estético de cada uma). Os adeptos da música erudita reclamam que este gênero constitui arte (e, por isso é menos vulgarizada) enquanto que a música popular é mero entretenimento (o que implica um público mais numeroso). Contudo, muitas peças musicais da chamada música pop são, reconhecidamente, peças de elevado valor artístico.Só o tempo poderá demonstrar qual a música que permanecerá. Erudita ou popular, a qualidade de cada uma estará sempre sujeita à avaliação subjectiva dos ouvintes do futuro.

 

Abaixo vídeo da música Down by the Riverside,com o coro e orquestra Mormom.