Wordpress, Prestashop, Joomla e Drupal Grátis

ARTIGO=Música modal

ARTIGO=Música modal

                              

Música modal é música feita com o emprego dos modos. Esse tipo de música tem uma tonalidade e uma escala definidas, mas se difere da música tonal, por não empregar as relações funcionais dessa música.

Na Idade Média,mesmo com o surgimento do sistema tonal, a música modal permaneceu, mais particularmente em manifestações populares e folclóricas, sendo utilizada também como “tempero” musical em composições tonais.

A partir do romantismo, foi retomando novamente por alguns compositores o interesse pela música modal na música de concerto. Diversos compositores desse período, como Brahms se utilizaram do modalismo em suas composições. Os compositores impressionistas, também se utilizaram da música modal em suas composições, como também compositores nacionalistas como Béla Bartok,Zontán Kodály,Gerra Peixe,Villa-Lobos,etc.

Por apresentar uma tonalidade definida, a música modal não pode ser considerada atonal,visto que o termo atonal,designa um rompimento deliberado com o sistema tonal, iniciado sobretudo em fins do século XIX e início do século XX.

Abaixo vídeo com o Dueto Modal Para Violoncelo de Ernst Mahle.