ARTIGO=LUTERO, INTRODUTOR DO CORAL

ARTIGO=LUTERO, INTRODUTOR DO CORAL

                                          





Martinho Lutero, reformador religioso, também teve papel importante na evolução da música, ele iniciou o canto coral no século XVI, que é bem diferente do canto orfeônico.

Porque o canto coral exige mais técnica vocal e conhecimento musical, por ter um estilo mais difícil.O Coro é o mais antigo entre os grandes agentes sonoros coletivos. Antigos documentos do Egito e Mesopotâmia revelam-nos a existência de uma prática coral ligada aos cultos religiosos e às danças sagradas. O termo Choros possui um sentido bastante amplo e com o decorrer da história passou por diversos significados.Lutero era músico, percebeu que através do canto coral, poderia organizar e propagar em toda Alemanha melodias populares e o canto gregoriano com o repertório da língua alemã, com o objetivo de que os fiéis entendessem o que estava sendo cantado e compreender bem o que se dizia.A prática coral foi cada vez mais se desenvolvendo e se desligando do Clero. Irmandades foram surgindo no sentindo de dedicar-se a música. Inicialmente, somente a música sacra era permitida, mas aos poucos a música profana começou a fazer parte.A Igreja foi responsável pela conservação e divulgação da música coral através dos tempos.

Abaixo vídeo da música Castelo Forte é o nosso Deus em um moderno arranjo pela California Baptist University Coro e Orquestra.