Wordpress, Prestashop, Joomla e Drupal Grátis

O CLARINETE

O CLARINETE

  

                             Resultado de imagem para imagens do clarinete

O clarinete é um instrumento musical de sopro constituído por um tubo cilíndrico, geralmente de madeira, com uma boquilha cônica de palheta simples e chaves. Possui três registros: grave, médio, agudo.

O clarinete descende do chalumeau, instrumento que foi muito popular na França no Período Barroco. Em 1690, Johann Christoph Denner, charamelista alemão, acrescentou à sua charamela uma chave para o polegar da mão esquerda, para que assim pudesse tocar numa abertura, o que lhe trouxe mais possibilidades sonoras. Surgiu, assim, o primeiro clarinete. O clarinete foi introduzido nas orquestras a partir de 1750, alias foi um dos últimos instrumentos de sopro incorporados à formação da orquestra moderna.

A família do clarinete é muito numerosa composta de pelo menos 10 tipos de instrumentos com suas respectivas afinações.

O timbre do clarinete é muito diversificado. Na região grave, o timbre é aveludado, cheio e obscuro; no registro médio, há uma mudança fantástica, pois o timbre se torna brilhante e expressivo. Conforme o registro vai-se tornando agudo, o timbre vai-se tornando cada vez mais brilhante, e penetrante.

O clarinete pertence a um grupo de instrumentos chamados transpositores. Os clarinetes mais comuns são os sopranos em Si bemol e em Lá. Temos também o clarinete em Dó, raramente usado hoje, era muito utilizado na orquestra clássica e pré-romântica.