Wordpress, Prestashop, Joomla e Drupal Grátis

BIOGRAFIA DE ÁNGELO REALE

BIOGRAFIA DE ÁNGELO REALE

                                                        

                                                          

 

Ângelo Russo Reale, mais conhecido como Ângelo Reale nasceu em São Paulo em 24 de Fevereiro de 1903 e faleceu em São Paulo no dia 8 de Janeiro de 1994.

 Foi compositor e acordeonista. 

Excelente acordeonista e bastante conceituado, tendo acompanhado diversos artistas de sua época,gravou aproximadamente 300 músicas, de diversos gêneros.Teve inúmeros seguidores entre eles Mario Zan. Caçulinha,Mario Gennari Filho,etc. Em 1938, gravou "Marcha dos ferroviários", seu primeiro disco como solista pela Colúmbia. Em 1940 gravou "Bicho-carpinteiro", maxixe de sua autoria. Em 1943, foi um dos sócios-fundadores da União Brasileira dos Compositores (UBC).

Em 1945, gravou ao acordeon, pela RCA Victor, a valsa "Caboclinha" e a polca "Caipirinha ladina", ambas de sua autoria. Ainda em 1945, gravou "Normalista" e "Toque se quiser", de sua autoria. Em 1952 registrou em disco "El chacoleiro", "Arrogante" e outras. No ano seguinte, gravou "Nasceu hoje", "Dobrando notas" e "Coração que sangra". Em 1954 gravou o sucesso "Sanfonas e sanfoneiros". Em 1958, fez sucesso com "Mazurca de oito baixos". Em 1960, começou a dar aulas de acordeão em São Paulo.

Em 1962Jamelão gravou "Vida de circo", dobrado de autoria de Reale, acompanhado da Orquestra de Severino Araújo. No mesmo ano, lançou "Pipoqueira" e "Assanhadinha". Em 1980, Ângelo Reale gravou seu último disco, com destaque para "Tira dama", "Briga na tuia" e "Miracatu".

Morreu em janeiro de 1994, aos 91 anos de idade em São Paulo.