Wordpress, Prestashop, Joomla e Drupal Grátis

ARTIGO=A POPULARIDADE DO ACORDEOM

ARTIGO=A POPULARIDADE DO ACORDEOM

                                        

 

O acordeão foi e ainda tem sido tradicionalmente usado para executar música  folclórica, música popular, e transcrições do repertório de música erudita. Hoje, porém o instrumento é também executado em estilos pop contemporâneos, como rock, pop rock, jazz, etc.

Após a invenção do acordeão em 1829, como em um passo de mágica,a sua popularidade se espalhou por todo o mundo,deve-se a isso em grande parte devido à polca mania ( a polca é uma dança originária da Europa Central,originou-se nos meados do seculo XIX na Boemia e se alastrou por toda a Europa e as Américas).Por sua vez, a polca se tornou uma mania em Paris e Londres durante a primavera de 1844, que se difundiu rapidamente para o resto do mundo.Em março de 1844, polka-mania tomou Paris: pessoas comuns, trabalhadores, dançavam a polca nas ruas da capital e logo em Bordeaux e outras cidades francesas também. Uma semana depois a polca também foi levada para Londres. E a partir desses dois grandes centros da moda, império, e influência, a polca foi-se difundido rapidamente, para o resto da sociedade Francesa e Inglesa, e obviamente para o resto do mundo.

O acordeão foi espalhado em todo o mundo pelas ondas de europeus que imigraram para diversas partes do mundo no final do século 19 e início do século 20.

O acordeão em meados do século 19 tornou-se o instrumento favorito dos músicos por várias razões: O novo instrumento tornou-se popular entre as massas comuns pelo resultado de suas qualidades únicas; em primeiro lugar, era de sonoridade muito mais alta do que todos os outros instrumentos populares, poderia ser facilmente ouvido, pelo fato de funcionar com baixos e acordes no lado esquerdo para o acompanhamento e botões para a melodia no lado direito, ainda podia cantar junto e bater o ritmo com os pés. O instrumento ainda não necessitava nenhum ajuste, afinação, etc.portanto estava sempre pronto para executá-lo.

O acordeão começou a ser executado com frequência na música popular por volta de 1910 até cerca de 1960.Com o aumento da popularidade da guitarra (em particular, a guitarra elétrica) e do rock, a popularidade do acordeão na música popular na Europa e na América do Norte caiu fortemente.Em alguns no entanto, como o Brasil, o acordeão continuou com a sua popularidade que não diminuiu.Três acordeonistas, mais do que quaisquer outros, colaboraram para a popularidade do instrumento, todos eles imigrantes italianos nos Estados Unidos: Pietro Frosini, e os dois irmãos Guido Deiro e Pietro Deiro. Todos os três acordeonistas tornaram-se celebridades em toda a América do Norte, Europa e Austrália.O acordeão tem sido um instrumento fundamental na música brasileira em todos os rincões do nosso Pais.

Abaixo vídeo da música Escadaria com Dominguinhos e Yamandu Costa.