ACORDEOM A PIANO, BAYAN,CROMÁTICO,DIATÔNICO,GAITA

ACORDEOM A PIANO, BAYAN,CROMÁTICO,DIATÔNICO,GAITA

                                                           ACORDEOM A PIANO
 
Dão o nome de acordeom a piano,quando na caixa do teclado(mão direita) estão colocadas As teclas idênticas as de um piano,originando-se daí o nome de acordeom a piano.
O teclado é formado por teclas brancas e pretas,muitos acordeões porem tem as teclas substituídas por outras cores;azul,vermelhas,etc.
 
           Arquivo: Accordion piano.png preto                                                                ACORDEOM BAYAN
 
O Bayan é um tipo de acordeão cromático de botão desenvolvido na Rússia no início do século 20.Diferente do acordeões botão cromático ocidental em alguns detalhes na sua construção: As palhetas são mais amplas e retangulares. As palhetas são muitas vezes associadas a grandes grupos, a uma placa comum (e não em pares), as placas são parafusadas ao bloco de madeira (e não unidos com cera). O lado do teclado, a melodia é presa próximo ao meio do corpo (ao invés de na parte traseira). As palhetas geralmente não são sintonizadas com o tremulo,o registro pode ser operado com o queixo em alguns dos modelos maiores.As diferenças na construção interna do bayan dão um tom de timbre diferente a partir dos instrumentos ocidentais, especialmente o baixo que tem um som muito mais cheio. Por causa de sua escala e a pureza do som, os bayans são freqüentemente o instrumento de escolha para virtuosos do acordeão que executam peças clássicas e contemporâneas da música clássica.
 
 
                                                                                Acordeom Cromático
 
O acordeom cromático foi criado em 1850 por F. Walter, quando ele reorganizou as palhetas de um diatônico. Ele poderia tocar as 46 notas da escala cromática. O Acordeom de Botão Cromático não é nenhum diatônico, e provavelmente tem o maior alcance de notas que qualquer acordeom disponível hoje. O tamanho deles varia desde um acordeom com 20 botões e 12 baixos, até os Acordeons Cromáticos modernos que têm até 6 filas de botões e 160 baixos. 
A baixaria é de sistema stradella, baixo solto ou conversível entre os dois, o sistema de baixo solto facilita um alcance global de até 11 oitavas. Isto torna possível executar trabalhos clássicos ou contemporâneos sérios. 
 
                                                                            ACORDEOM DIATONICO
 
A característica marcante do acordeom diatônico  é a sua bi sonoridade: abrindo o fole, o botão corresponde a uma nota; fechando, à outra. É isto que, basicamente, diferencia o acordeom  em relação ao acordeom de teclado a piano e o cromático, onde cada tecla ou botão corresponde a uma única nota, independentemente do movimento do fole. Tem o nome "Diatônico", porque cada botão nesse modelo de acordeom possui duas notas que são ativadas dependendo da maneira como se usa a fole. Se você a abre, produz uma nota, se a fecha, produz outra diferente (semelhante a uma gaita de boca, se sopra ou aspira as notas são diferentes). Esta é a primeira diferença. A segunda é que esses modelos assim como as gaitas de boca, vêm em tonalidades específicas. Por exemplo: Se o meu Acordeom é C/F (dó e fá) naturalmente possui 8 baixos e duas fileiras de botões, pois trabalhará parte dos acordes de C/F podendo ser tocados os acordes (C, G, F, Bb, Dm e A), agora, se é G/C/F trabalhará nos acordes de G também. Este, Possuirá 12 Baixos e três fileiras de botões, e poderão ser tocados os acordes que são tocados em C/F mais os acordes (D, Am e E).
 
                                                                                  Gaita Ponto (Uma Hilera) 
O diatônico de uma Hilera, melodeon ou, acordeom de estilo alemão, tem uma fila de dez botões no seu teclado. Como é diatônico, tem vinte notas disponíveis; dez no abrir e dez no fechar do fole. Há quatro botões nos baixos que funcionam da mesma forma que a botonera direita.
 
                                                                                 Gaita Ponto (Duas Hileras) 
As origens dos acordeons diatônicos de de duas hileras são desconhecidas, pois muitas versões apareceram simultaneamente ao redor do mundo. Para aumentar seu alcance e compatibilidade com outros instrumentos, outra fila de botões foi somada ao teclado. A segunda fila também é diatônica, e ou pode ser um meio tom sobre a primeira fila (ex. escalas de Si e Dó) ou um perfeito quarto sobre a primeira fila (ex. Sol e Dó). Estes podem estar em chaves diferentes dos exemplos aqui. No caso do diatônico de semitom, pode-se tocar todas notas na escala cromática.
 Sanfona, Gaita Ponto 8 Venezia  - Made In Germany                                                                                         Bandoneon 
O Bandoneon está baseado na Concertina alemã. Com 72 ou mais botões o Bandoneon tem um maior alcance de notas, normalmente até 4½ oitavas, com vários planos diferentes. Pode ser diatônico ou cromático. É especialmente popular na América do Sul onde é executado em orquestras de tango.