BIOGRAFIA DE PIETRO DEIRO

BIOGRAFIA DE PIETRO DEIRO

 
Pietro Deiro (1888 - 1954) foi um dos mais importantes acordeonistas da primeira metade do século 20.
Nascido em Salto Canavese, na Itália, o irmão mais novo de Guido Deiro , imigrou para os Estados Unidos em 1907 para viver com seu tio Frederico e trabalhar nas minas de carvão de Cle Elum, Washington.
Pietro começou a tocar acordeão diatônico (botão) profissionalmente em uma taverna em Seattle em 1908. Dentro de poucos meses, seu irmão Guido (já um exímio executante de acordeão á piano  na Europa) chegou em Seattle , e ensinou seu irmão a tocar acordeão a piano . Ambos os irmãos se tornaram  celebridades no vaudeville circuito; Guido em 1910 e Pietro, pelo menos em 1912.
Pietro gravou dezenas de discos para a Victor Talking Machine Company .Posteriormente após a Grande Depressão , ele abriu um estúdio de acordeão e obteve enorme sucesso em Greenwich Village , Nova York e estabeleceu uma editora especializada no acordeão ,chamou-se: Accordion Music Publishing Company (AMPCO), mais tarde conhecida simplesmente como Pietro Deiro Publications.
Ele foi o primeiro presidente da Associação de Acordeonistas Americanos (1938) e foi chamado de  "O Papai do Acordeão". Pietro Deiro faleceu em 1954.
ABAIXO VÍDEO DE PIETRO DEIRO EXECUTANDO O SEU ARRANJO DA ABERTURA DE O BARBEIRO DE SEVILHA DE ROSSINI.