BIOGRAFIA DE DOMINGUINHOS

BIOGRAFIA DE DOMINGUINHOS

                                          

 

José Domingos de Moraes nasceu no interior de Pernambuco, na cidade de Garanhuns, em 12 de fevereiro de 1941,e faleceu em São Paulo em 23 de julho de 2013.

Oriundo de família humilde, seu pai, o mestre Chicão, era um conhecido acordeonista e afinador de acordeões. Dominguinhos interessou-se pela música muito cedo, começando aprender o acordeom com apenas seis anos de idade, quando ganhou um pequeno acordeom diatônico de oito baixos e chegou a se apresentar em feiras livres e portas de hotéis em troca de algum dinheiro junto com seus dois irmãos, com quem formava o trio Os Três Pinguins. Treinava no instrumento horas a fio, e logo tornou-se proficiente nas sanfonas de 48, 80 e 120 baixos, e acabou por tornar-se músico profissional ainda garoto.

Em 1950, aos nove anos de idade, conheceu Luiz Gonzaga quando tocava na porta do hotel em que este estava hospedado. Luiz Gonzaga se impressionou com a desenvoltura do menino e o convidou a ir ao Rio de Janeiro. Dominguinhos em 1954, então com treze anos de idade, acompanhado do pai e dos dois irmãos, foi para o Rio de Janeiro, indo morar em Nilópolis. Ao encontrar-se com Luiz Gonzaga no Rio, este lhe deu de presente um acordeom e o integrou à sua equipe de músicos, e Dominguinhos passou a fazer shows pelo Brasil e participar de gravações.

Sua reputação como acordeonista e também arranjador cresceu e ele aproximou-se de músicos do movimento da bossa-nova. Fez trabalhos junto a inúmeros músicos de renome do cenário brasileiro e acabou por consolidar uma carreira musical própria, englobando gêneros musicais diversos como a bossa-nova, o forró,o jazz e o pop.

Sem sombra de dúvida Dominguinhos está entre os maiores acordeonistas que o Brasil e o mundo já conheceu.Perdemos o grande mestre que foi reforçar a Grande Orquestra DO GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO.