ARTIGO=O SAXOFONE

ARTIGO=O SAXOFONE

                               

 

 

Diferentemente do que ocorreu no caso da maioria dos instrumentos musicais que conhecemos hoje em dia, o saxofone não foi simplesmente um fruto da evolução de outro instrumento mais antigo. Pelo contrário, o mesmo foi totalmente criado em 1840.O criador do saxofone foi o belga Adolph Sax, um criativo inventor de instrumentos. Sax estudou na Royal School of Singing, em Bruxelas, onde teve sua formação musical. O belga trabalhava junto com seu pai, Charles, o qual ganhava a vida fabricando instrumentos musicais.Contudo, Sax focava seu trabalho na criação de novos instrumentos. Seus estudos de flauta e clarinete lhe permitiram fazer um significativo aperfeiçoamento do clarinete-baixo, em 1834. Acredita-se que foi a partir daí que Sax teve a ideia do saxofone: adaptar uma boquilha semelhante à do clarinete.Quando apresentou o instrumento em Paris, o que chamou a atenção de todos pela sua “estranha” e bela sonoridade. O instrumento foi patenteado em 1846. Até hoje, o mesmo permanece muito semelhante ao modelo criado originalmente por Adolph Sax.

Temos vários excelentes saxofonistas em todo o mundo, talvez o mais conhecido seja o norte-americano Keneth Gorelick, porém o mais curioso é que ele era asmático.

O asmático Keneth Gorelick é ganhador do Grammy. Interessante dizer é que um certo dia ele foi rejeitado pelo programa musical da Universidade de Washington. Hoje com o que ele ganhou, poderia até comprar a Universidade inteira. Seu Smooth Jazz expandiu o mercado da música e vendeu 48 milhões de discos, fazendo-o o 25º artista com maiores vendas da América. Um de seus álbuns de maior sucesso é intitulado “Breathless”.

Abaixo vídeo com Keneth Gorelick, acompanhado com orquestra executando Garota de Ipanema de Tom Jobim.