CHORO OU CHORINHO

CHORO OU CHORINHO

O choro, popularmente chamado de chorinho, é um gênero de música popular e instrumental brasileira, que surgiu no Rio de Janeiro em meados do século XIX.

O choro pode ser considerado como a primeira música urbana tipicamente brasileira e ao longo dos anos se transformou em um dos gêneros mais prestigiados da música popular brasileira, reconhecido em excelência e requinte. Tem como origens estilísticas o lundu, ritmo de inspiração africana à base de percussão, e outros gêneros europeus.

Os primeiros conjuntos de choro surgiram por volta da década de 1870. O flautista e compositor Joaquim Antônio da Silva Calado,os pianistas Ernesto Nazaré,Chiquinha Gonzaga,etc.compuseram inúmeros choros na virada do século XIX, que com a difusão do rádio foi ganhando popularidade em todo o território nacional. Herdeiro de toda essa tradição musical,Pixinguinha consolidou o choro como gênero musical, levando ao virtuosismo na flauta e aperfeiçoando dentro da linguagem do contraponto com seu saxofone e organizou inúmeros grupos musicais, tornando-se um dos maiores compositores de choro.

Abaixo vídeo de Myron Floren executando Tico Tico no fubá de Zequinha de Abreu.