Wordpress, Prestashop, Joomla e Drupal Grátis

ARTIGO=ORQUESTRA

ARTIGO=ORQUESTRA

  



Uma orquestra é um agrupamento instrumental utilizado sobretudo para a execução de música erudita.Esta palavra designa não só um grupo de músicos que interpretam obras musicais com diversos instrumentos como também uma parte física do teatro grego, que se caracterizava por um coro formado por bailarinos e músicos que faziam evoluções sobre um estrado chamado orkhéstra (ορχήστρα), situado entre o cenário e os espectadores. Orkhéstra provinha do verbo orcheisthai, que significava '‘dançar’' ou '‘eu danço’'. O vocábulo grego passou ao latim como '‘orquestra’', com o mesmo significado, como documentam os escritos de diversos poetas romanos. No século I, Vitrúvio e Suetônio a utilizaram para designar o lugar destinado aos senadores no teatro romano. A palavra chegou ao francês em fins da Idade Média, em traduções de Suetônio, porém só se aplicou ao teatro moderno a partir do século XVIII, com a ópera italiana.

As orquestras completas dá-se o nome de orquestras sinfônicas ou orquestras filarmônicas; embora estes prefixos não especifiquem nenhuma diferença no que toca à constituição instrumental ou ao papel da mesma, podem revelar-se úteis para distinguir orquestras de uma mesma localidade. Na verdade, esses prefixos denotam a maneira que é sustentada a orquestra. Não há nenhuma diferença, nos dias de hoje, entre sinfônica e filarmônica. Antigamente a orquestra sinfônica levava este nome por ser mantida por uma instituição pública, e a orquestra filarmônica era sustentada ou apoiada por uma instituição privada.

Abaixo vídeo de Tchaikovsky com a Abertura 1812,executado pela Filarmônica de Leningrado durante a celebração mundial do 150 aniversário de Tchaikovsky.