Wordpress, Prestashop, Joomla e Drupal Grátis

ARTIGO=A GENIALIDADE DE Georg Friedrich Händel

ARTIGO=A GENIALIDADE DE Georg Friedrich Händel

                                         

 

Georg Friedrich Händel,nasceu em Halle an der Saale,Alemanha em 23 de Fevereiro de 1685 e faleceu em Londres em 14 de Abril de 1759.

Tinha grande facilidade para compor, como prova sua vasta produção, que compreende mais de 600 obras, muitas delas de grandes proporções, entre elas dezenas de óperas e oratórios em vários movimentos. Sua fama em vida foi enorme, tanto como compositor quanto como instrumentista, e mais de uma vez foi chamado de “divino” pelos seus contemporâneos. Sua música se tornou conhecida em muitas partes do mundo, foi de especial importância para a formação da cultura musical britânica moderna, e desde a metade do século XX tem sido recuperada com crescente interesse. Hoje ele é considerado um dos grandes mestres do Barroco musical europeu.

Testemunhos de época afirmam que Händel tinha uma impressionante facilidade para compor, às vezes compunha mais rápido do que os seus libretistas podiam fornecer-lhe o texto para suas óperas e oratórios. Compôs a abertura de Rinaldoem uma única noite, e escrevendo Beltessazartão rapidamente que seu libretista não conseguia acompanhá-lo, entreteve-se nas horas vagas compondo Hércules, outra grande obra. Seu célebre O Messias, extenso oratório em três atos, foi composto em apenas 24 dias. Não era sistemático, compunha obras em partes independentes enquanto que trabalhava em várias ao mesmo tempo. Quando compunha se isolava do mundo e ninguém tinha permissão para interrompê-lo. Enquanto o fazia, gritava consigo mesmo, e se emocionava quando trabalhava sobre um texto trágico ou piedoso. Seus serviçais muitas vezes o viram chorando e soluçando sobre as folhas de música. Quando esteve escrevendo o coro Halleluja, do Messias, seu camareiro foi servir-lhe chocolate quente e o encontrou em prantos, para quem o músico disse:“Não sei se eu estava em meu corpo ou fora dele quando escrevi isso, só Deus sabe!”

Händel se encontra na lista dos maiores compositores do período Barroco.

Abaixo vídeo com o Aleluia,final da segunda parte do O Messias de Händel.