Wordpress, Prestashop, Joomla e Drupal Grátis

ARTIGO= A OFERENDA MUSICAL DE BACH

ARTIGO= A OFERENDA MUSICAL DE BACH

BACH E FREDERICO II

 

Bach escreveu para órgão durante toda a sua vida, sendo como organista virtuose e improvisador genial. Consta que ao fim de um longo improviso sobre An Wasserflüssen Babylon, o velho Reincken, conhecidamente um homem orgulhoso passou-lhe o anel que usava no dedo, e disse em alemão: "Eu pensava que esta arte morreria comigo, mas vejo que ela sobreviverá no senhor". Improvisações que também curvaram duques, príncipes e reis como Frederico 2º em Potsdam.

 

Oferenda Musical

 

A Oferenda Musical,é uma coleção de cânones,fugase outras obras musicais de Johann Sebastian Bach, baseada num tema musical de Frederico II da Prússia(Frederico, o Grande) e a ele dedicada.

 

A coleção tem sua origem num encontro entre Bach e Frederico II em 7 de maio de 1747. O encontro, que se deu na residência do rei em Potsdam, foi consequência do filho de Bach, Carl Fhilipp Emanuem Bach, estar ali trabalhando como músico da corte. Frederico queria mostrar a Bach uma novidade. O pianoforte(piano)foi inventado uns poucos anos antes e o rei tinha esse instrumento experimental, alegadamente o primeiro que Bach viu. Bach, que era bem conhecido por seu talento na arte da improvisação, recebeu o seguinte tema, oThema Regium("tema do rei"), para improvisar uma fuga:

Ficheiro:Musical offering.png

 

Na realidade a proposta de Frederico, era para humilhar o velho Bach, pois o tema fornecido fora construído de tal forma que se imaginava impossível aplicar a ele qualquer regras da polifonia. Inicialmente Frederico ordenou que Bach improvisasse sobre o tema uma fuga a três vozes, o que para espanto do Rei e admiração de todos os presentes Bach fez de imediato, segundo noticiado. Insatisfeito o Rei mandou que ele, desta feita, improvisasse uma fuga a seis vozes, uma tarefa considerada impossível por todos, inclusive os músicos do Rei, os melhores e os mais competentes da época. Bach, que então contava com 62 anos, e que mal chegara de viagem e fora convocado ao palácio sem ter tido tempo sequerde descansar, se desculpou alegando exaustão da viagem, e em 15 dias mandou para o 

Rei sua resposta ao desafio na forma da Oferenda Musical.

 

Que Bach, aparentemente entendeu o objetivo escuso por trás da proposta do Rei é mais ou menos evidente (embora não possa ser provado) pelo nome que ele deu ao conjunto de peças, já que em alemão Opfer não significa apenas Oferenda, mas também pode significar uma oferta de uma vítima em sacrifício.

 

Duas semanas após o encontro, Bach publicou o conjunto de obras que conhecemos como A Oferenda Musical, baseadas neste tema.

 

Abaixo um vídeo ilustrativo da partitura de uma parte da Oferenda Musical de Bach.

 


 Abaixo vídeo completo da Oferenda Musical de Bach.