ARTIGO=Astor Piazzolla

ARTIGO=Astor Piazzolla

                                          

Astor Pantaleón Piazzolla, nasceu na Argentina em Mar del Plata no dia 11 de Março de 1921 e faleceu em Buenos Aires no dia 5 de Julho de 1992,foi compositor e bandeonista argentino.

Quando tinha apenas quatro anos foi com a sua família viver em Nova York em busca de melhores condições de vida. Em seu período estadunidense se tornou fluente em espanhol, inglês, italiano e francês e iniciou seu interesse pela música. Em 1929 ganhou seu primeiro bandoneon de seu pai, e em 1933 começou a tomar aulas de piano com Bela Wilde, um pianista húngaro discípulo de Serguéi Rachmaninov. Em Nova York conheceu o cantor argentino de Tango Carlos Gardel, enquanto este estava na cidade para rodar o filme.Compositor de tango mais importante da segunda metade do século XX, estudou teoria, harmonia, composição e música erudita com a compositora e diretora de orquestra francesa Nádia Boulanger. Em sua juventude, tocou e realizou arranjos orquestrais para o bandoneon-ista, compositor e diretor Aníbal Troilo.

Quando começou a fazer inovações no tango, no ritmo, no timbre e na harmonia, foi muito criticado pelos tocadores de tango mais antigos. Ao voltar de Nova Iorque, Piazzolla já mostrava a forte influência do Jazz em sua música, estabelecendo então uma nova linguagem, seguida até hoje.

Quando os mais ortodoxos, durante a década de 60, bradaram que a música dele não era de fato tango, Piazzolla respondia-lhes que era música contemporânea de Buenos Aires.

Compositor fértil com uma vasta gama de gêneros e é composto por cerca de 750 obras, incluindo concertos, músicas, música para peças de teatro e filmes, ópera e muito mais.

Abaixo vídeo com a música Adios Nonino, na execução ao acordeom de Szabolcs Szász.