BIOGRAFIA DE John "Scudlein" Brugnoli

BIOGRAFIA DE John "Scudlein" Brugnoli

                                   picfour

John "Scudlein" Brugnoli nasceu em Borgo Val di Taro, 29 de novembro de 1898.O apelido de família “Scudlein” veio do seu avô, que adorava tomar o seu vinho em uma tigela (prato de sopa) ou “scodella”, que no dialeto foi chamado de “Scudlein”.

John era um dos quatro filhos de Giuseppe e Maria Brugnoli. Ele tinha duas irmãs mais velhas, Maria e Maddalina e um irmão mais novo, Luigi.Luigi se tornou um acordeonista excepcional, que viveu em Paris e, por sido um dos pioneiros no desenvolvimento de acordeão a piano. Luigi foi o primeiro professor de John e sob sua batuta John estabeleceu-se como um jovem músico muito talentoso e realizado em toda a área do Borgo Val DI Taro.

A atração de uma vida melhor nos Estados Unidos, era algo que milhões de europeus e John não foi uma excepção.Ele deixou sua família na Itália e imigrou para os Estados Unidos em 1928 e encontrou trabalho como um comerciante de cogumelo.Como ele era um imigrante ilegal, teve que sair dos Estados Unidos via Canadá e reentrar nos Estados Unidos.(Este era o procedimento normal nesses anos para as pessoas que eram estrangeiros ilegais e queriam legalizar sua situação.) No devido tempo, ele se tornou um cidadão naturalizado.
John não perdeu tempo em se estabelecer na área de Nova York como um acordeonista e compositor notável.Sua esposa, filho e filha se juntou a ele em 1935.

Uma vez que a ideia de possuir seu próprio cabaré era incipiente, John percebeu que ele precisava de um músico como parceiro.Um parceiro seria benéfico para ele por causa de suas próprias limitações financeiras e também porque um músico de igual conhecimento e capacidade seria um trunfo para a sua empresa.Na Itália, ele sabia que o acordeonista ,amigo e companheiro de Borgo Val di Taro era Pete Delgrosso.Pete tinha emigrado para os EUA antes Scudlein e logo se estabeleceu como um acordeonista, em Nova York.

Eles concordaram em entrar nos negócios juntos.John e Pete teve de pedir dinheiro emprestado de amigos, a fim de ver o seu sonho se tornar realidade.Uma vez que eles conseguiram o financiamento a “semente” para o Restaurante Val Taro e também a Orquestra Val Taro Musette foi implantada.

Val Taro, com o nome de sua filha Tina, foi estabelecida na 869 Second Ave.entre 46 e 47th Street, o negócio foi inaugurado em 24 de dezembro de 1936.Tina conta que eles tinham quase tudo pronto para abrir, exceto por um detalhe :faltava a licença para vender bebidas alcoólicas .Eles não podiam abrir sem ela!.Finalmente, Val Taro o restaurante abriu as suas portas pela primeira vez.O novo estabelecimento foi um sucesso instantâneo.

Val Taro se tornou um Meca para as pessoas que amavam a boa música de dança e, sobretudo, o acordeão.Com o tempo o nome de Val Taro se tornou sinônimo de acordeão.Era o lugar onde muitos um grande acordeonista notáveis tocaram na casa entre eles:Mindie Cere, Addie Cere, Pete Spagnoli, Emilio Chiesa, Hugo Nati, Gelso Pellegrini, Aldo Bruschi, Frank Toscano todos trabalharam em Val-Taro ao longo dos anos.Sua música de qualidade atraiu clientes de todas as partes da Itália, e também pessoas de outras comunidades como a francesa, alemã, croata, e também da área metropolitana de Nova York.Legado musical John "Scudlein" de Brugnoli é internacionalmente aclamado e sua música e estilo tem inspirado muitos acordeonistas em todo o mundo.Em 21 de outubro de 1973, ele e Pete Delgrosso foram homenageados pela American Association Acordeão em Glen Island Casino (New Rochelle, NY) para suas realizações e contribuições para o acordeão e música de acordeão.

John “Scudlein” Brugnoli morreu 4 de julho de 1988.

Abaixo vídeo com o áudio da música

Live, love and lough polka – Val Taro Musette.