O TERCEIRO SOM DE TARTINI
O violinista Giuseppe Tartini (1692 – 1770), formulou a teoria do som ou seja: o resultado da combinação resultante quando é executado um bicorde em um instrumento de cordas e que tem como resposta um terceiro som harmônico, o número de suas vibrações é igual à diferença das frequências dos dois sons primitivos.
O terceiro som,um“fantasma sonoro” que pode ser percebido quando dois sons são intensos o suficiente para chegarem simultaneamente ao ouvido e gerar um terceiro som.
É um efeito semelhante ao dos sons binaurais. No violino, é comum executar este som, basta que o violinista toque notas duplas, se seu ouvido for sensível o suficiente ele ouvirá um terceiro tom, também conhecido como“Tons de Tartini”. Foi em seu livro Tratado de música segundo a verdadeira ciência da harmonia, que Tartini tornou o tema público.
Fiddler publicou sua teoria em 1754 em Pádua, no “Tratado de música de acordo com a verdadeira ciência da harmonia”;mas nos parece que a descoberta foi feita pelo organista já em 1740. Mais tarde, Hermann von Helmholtz (nascido em Potsdam em 1821 e morreu em Berlim, em 1894), físico e fisiologista alemão, aprofundou o tema, e chamou-lhe “som diferencial ou adicional”.
Par que o ouvido possa perceber este som, é necessário que os sons das ondas sonoras produzidas pelo bicorde sejam muito grande, e deve haver uma diferença, entre os dois, de pelo menos 30 vibrações por segundo.
Os sons resultantes são de suma importância na construção do órgão, e agora também tem sido aplicados no sector das telecomunicações.