COMO SÃO PERCEBIDO OS TEMPOS
Tempos são movimentos que indicam a duração absoluta dos valores.
Dentro de uma abordagem cientifica ocorre com o tempo o mesmo que acontece com o espaço,o tempo participa tanto na música que aceitamos sem discução.Pois nem sempre estamos conscientes da sua existência,tornando-nos conscientes do tempo apenas quando nossa atenção é especificamente provocada,por exemplo:quando ouvimos o tique-taque do metrônomo.
O tempo é a característica da configuração perceptual ou seja:é o que percebe, sente, pensa e imagina e não uma impressão sensorial e elementar.
Não existe um receptor sensorial para o tempo. Por isso,é errado apenas que o estímulo percebido seja a passagem do tempo físico. No entanto este é,naturalmente,um dos fatores que participam da determinação do tempo percebido,no entanto,é apenas um,entre muitos outros fatores,e o importante é a maneira pela qual todos os fatores interagem na organização do tempo.
A precisão da percepção dos intervalos dos tempos dependem de inúmeros fatores.
Se dua batidas marcam um intervalo de silêncio,ou seja:um intervalo de espaço vazio,sem sons musicais,este sera percebido como mais curto do que outro intervalo de igual duração,mas durante o qual se apresentou uma série de sons musicais. Também é curioso observar que uma sequência de sons com sentido musical será percebido como de menor duração do que uma outra sequência de sons sem sentido musical.
Existem também grandes diferenças individuais na velocidade aparente da passagem do tempo.
Crianças de 10 anos por exemplo,um intervalo de tempo pode parecer passar até 5 vezes mais rápido do que um adulto de 60 anos. E,para um mesmo indivíduo existem ainda enormes variações de situação para situação,dependendo de seu estado fisiológicos e mentais. Em estados depressivos por exemplo,dizem os especialistas que o tempo passa mais devagar para essa pessoa e o mesmo ocorre quando a pessoa tem experiências de frustração e fracasso. Substância como o café e o chá aceleram o nosso tempo subjetivo,o quinino e outros medicamentos podem torná-lo mais vagaroso. Demostrou-se através de experimentos que quanto mais elevada a temperatura mais vagarosamente o tempo parece passar. Um pessoa com febre alta por exemplo,tinha a impressão ao ouvir uma melodia com duração de 5 minutos,tivesse a duração de pelo menos 1 hora.