ARTIGO=BACH ESTUDAVA DE MADRUGADA
Johann Sebastian Bach (Eisenach, 21 de março / 31 de março de 1685 -. Leipzig, 28 de julho de 1750) foi um organista, cravista e compositor de música barroca alemã membro de uma família de músicos mais extraordinário da história, com mais de 35 compositores famosos e muitos artistas excepcionais.
Sua reputação como um organista e cravista era lendária, famosa em toda a Europa. Além do órgão e cravo, também tocava violino e viola da gamba, além de ser o primeiro grande improvisador de música de renome.
Sua prolífica obra é considerada o auge da música barroca. Ele foi distinguido pela sua profundidade intelectual, perfeição técnica e a beleza artística, e também para a síntese de vários estilos internacionais do seu tempo e da extensão do passado e sem paralelo.
Sempre interessado em aprender cada vez mais, Bach não poupava esforços para avançar seus conhecimentos. Conta-se que certa vez, antes de completar 13 anos, ele pediu um livro emprestado ao seu irmão mais velho, Johann Christoph. Como este lhe negou, habilmente o menino encontrou uma solução para resolver o problema. Assim, todas as noites após irem se deitar, ele pegava o livro de música e varava madrugadas estudando. Como não podia acender velas para não chamar a atenção do irmão, por muito tempo estudou tendo como única claridade a luz da lua. Esse costume de transcrever obras na escuridão, aliás, perdurou por toda sua vida. Um esforço que certamente contribuiu para a sua completa cegueira.
Abaixo vídeo com o áudio do Concerto Italiano (Presto) de Bach gravado por mim no acordeão.