CURIOSIDADES DO PIANO
O piano é um instrumento de cordas percutidas munido de um teclado.
A invenção deste instrumento é atribuída ao italiano Bartolomeu Cristofori, data de 1711 que o denominou de PIANO FORTE pelo fato que podia-se executar notas com menos intensidade (piano) e com mais intensidade (forte) e bem mais tarde somente PIANO.
A extensão do teclado do piano variou muito desde a sua invenção. O teclado do piano de Cristofori tinha quatro oitavas e meia. Mozart já se servia de um piano com um teclado de cinco oitavas. Em 1789,Southwell apresentou em Dublim um piano com cinco oitava que foi imediatamente cumprimentado por Haydn. Este modelo foi seguido pelo de Broadwood com cinco oitavas e meia,por sua vez substituído em 1794 pelo mesmo fabricante pelo piano de seis oitavas. Em algumas sonatas de Beethoven aparece o inconveniente relativo a pequena extensão de notas que o piano de seu tempo tinha observa-se certa irregularidades particularmente nos sons mais agudos.
Schubert, Schumann, Chopin e Lizt já dispunham de um piano com uma extensão de seis oitavas e um quarto. Os pianos modernos já dispõe de um teclado com 88 teclas, com sete oitavas e um terço que vai de la-2 até o do7.
A primeira obra composta expressamente para o piano são as 12 Sonate de cembalo di piano e forte detto volgarmente dei martellati do italiano Luigi Giustini que as publicou em 1732.
Abaixo vídeo com essa sonata.