ARTIGO= SISTEMA TONAL UM RESUMO

ARTIGO= SISTEMA TONAL UM RESUMO

RESUMO

Sistema tonal é a teoria das relações em que estão na base prática da música.

Os mais antigos sistemas musicais estão os Pentatônicos, sistema este que consiste em uma escala de 5 sons, exemplos:

Os pentatônicos, de maneira geral, foram utilizados pelos povos numa fase primitiva da civilização e atualmente ainda são encontrados na música folclórica e regional de várias culturas.

Abaixo vídeo com uma melodia pentatônica.

 

Apos o sistema pentatônico, vieram os sistemas diatônicos, tratado pelos gregos de todas as maneiras e modos, adaptados por Ambrósio e Gregório Magno, tivemos ainda os modos eclesiásticos ainda hoje documentados pela Igreja Católica Romana.

 

Os gregos reconhecendo a possibilidade de dividir em partes menores os inteiros sua escala comportava, criaram o cromatismo, ou seja: A divisão da oitava em 12 semitons e mais tarde em 24,através do que se convencionou chamar de ENARMONIA.

 

Os Persos-Arabes, inicialmente dividiram a oitava em17 intervalos.

 ABAIXO VIDEO DE MÚSICA ARABE.


O nosso sistema tonal, derivado dos modos Gregorianos, tomou uma direção muito sábia após o Renascimento (seculos XV e XVI) que prevaleceram até os dias de hoje, que são os dois modos=Maior e Menor, que foram utilizados nos períodos Clássico e Romântico.

 

Com o progresso do cromatismo,a adaptação dos modos exóticos e a construção mais ou menos empírica de outros modos,o sistema tonal tradicional encontra-se bastante abalado.Não podemos dizer que haja um sistema único,mais sim uma pluralidade de sistemas,servindo os propositosmde estéticas mais ou menos individuais.Entre eles destaco; o sistema microtonalismo, com o emprego de quartos e sextos de tom, com Elois Hába e seus discípulos, o sistema dodecafonístico com o emprego livre dos 12 semitons cromáticos da oirava, criados por Schonberg, deixando efetivamente em aberto novas perspectivas na arte dos sons.

ABAIXO VÍDEO DA PARTITURA DA PRIMEIRA PARTE DO QUARTETO DE CORDAS Nº3 DE SCHONBERG.